COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?
- Thiago Tadashi
- 20 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

Fala Pessoal, hoje vou passar algumas dicas sobre investimento em ações , como anda sua situação financeira atualmente? Você esta conseguindo pagar todas as suas contas em dia? Você esta conseguindo deixar tudo em dia e ainda guardar um dinheirinho no banco?.
Acredito que na situação que esta o país esteja sendo muito difícil conseguir responder sim a todas as perguntas citadas acima não é?!.
Exatamente hoje foi liberado a calendário para os saques de contas inativas da caixa, você já pensou no que vai fazer com o dinheiro do saque? Vai pagar contas? Comprar alguma coisa que há muito esta esperando? Vai investir em algo?, Você sabe o que são ações na bolsa de valores? Não? Então vamos lá....
Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa, existem dois tipos de ações.
Ordinária Nominativa (ON)
Preferencial (PN) Exclusivas do mercado Brasileiro
Mas quais as diferenças entre as duas?
As Ordinárias dão direito a voto em assembléia sobre ao que será definido pela empresa, e as Preferenciais, não dão direito ao voto, mas a preferência no recebimento de dividendos da empresa, em razão disso, são consideradas ideais para pequenos investidores, as empresas dividem seus lucros com os acionistas, pode ser mensalmente ou trimestralmente, e existem diferenças entre quem possui ações ordinárias e quem possui as ações preferenciais na hora do recebimento dos dividendos, quem tem as ações preferências recebem mais do que quem possui ações ordinárias por serem de mais fácil comercialização, só que por outro lado, quem possui ação ordinária tem direito a participação do prêmio de controle ou seja, caso a empresa seja vendida esse acionista tem direito a receber no mínimo 80% do valor pago aos controladores.
Beleza, agora que você já sabe um pouco sobre a diferença das ações, vejamos como iniciar seu investimento?
O primeiro passo é que você faça um cadastro com alguma corretora habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre no site conheça algumas (www.cvm.gov.br), a própria corretora irá abrir uma conta pra você na bolsa de valores e irá determinar a quantia pra que isso ocorra.
Agora que você já esta com sua conta de investidor na bolsa de valores, aberta por uma corretora habilitada, como comprar as ações? Bem, existem três maneiras:
Fundos de investimentos
Clubes de investimentos
Individualmente
Vou uma a uma pra você entender melhor, cada uma das opções
Fundos de investimentos: pense em um prédio de 10 andares e seus moradores, cada morador é um investidor e possui uma cota, que corresponde ao valor total dos fundos, e cada fundo tem seu próprio estatuto, que informa as diretrizes e o grau de risco, então no prédio, ficariam separado por andar, a quantidade de cotas e riscos dos fundos, sendo que, quem está no 10 andar tem mais cotas e mais riscos, e nos andares de baixo estão os com menos cotas e menos riscos. Todo fundo precisa de um gestor certificado pela CVM, para coordenar a compra e venda das ações. Assim se você adquirir um fundo de investimento você terá que estar de acordo com seu estatuto e política de investimento.
Clubes de Investimentos: Os clubes têm um caráter menos formal que um fundo. Um grupo de amigos ou familiares pode formar um clube, que pode ser aberto com no mínimo três pessoas e chegar até um limite de 50. Diferentemente dos fundos, não precisam de um gestor certificado pela CVM, mas um representante que dê à corretora a ordem de compra ou venda de ações. Nesse caso, há maior liberdade por parte das pessoas que compõem o clube sobre quanto e onde será investido no clube.
Individualmente: Nessa situação, a pessoa controla as ordens de compra e venda de suas ações. Para escolher quais ações comprar, pode contar com os analistas da corretora, que irão tirar dúvidas e ajudar a identificar quais são os bons investimentos para aquele momento. O investidor pode acompanhar sua conta, ter acesso aos custos de operação e comprar e vender ações pela Internet (com exceção dos fundos, onde quem compra e vende é o gestor). Mas, nesse caso, em muitas corretoras, ele pode comprar a cota do fundo. O nome desse serviço é Home Broker e pode ser acessado pelo site de uma corretora que oferece esse sistema. As ordens de compra e venda, também podem ser dadas pelo investidor por telefone. Ou seja, o investidor liga para sua corretora e informa o que deseja fazer. Sempre que se compram ou vendem ações, há um período de três dias úteis para que o dinheiro saia ou entre na conta que o investidor possui. No caso dos fundos ou clubes, cada um tem um regulamento próprio que indica em quanto tempo o dinheiro poderá ser retirado após uma ordem ser efetuada. O bom é sempre antes de iniciar algum investimento conhecer a empresa que esta querendo investir e sua políticas.
Se você se interessou pelo assunto vou deixar o link de um parceiro que ensina tudo passo-a-passo pra quem quer investir e ter sucesso com ações da bolsa de valores.
Link: https://go.hotmart.com/E5477684E
Thiago Tadashi – Divulgado Virtual
Comentários